Peter, O Investidor

Peter é um investidor pessoa física, que nunca trabalhou no mercado financeiro e tudo que aprendeu foi baseado em sua própria experiência, estudo e cursos voltados para o mercado financeiro.

Tem um emprego “normal”, daqueles que você trabalho 8 horas por dia. Por que isso é citado aqui? Para mostrar para os leitores que praticamente tudo que eu faço é possível ser replicado por outra pessoa.

Peter é disciplinado. Tem que estudar, estuda. Tem que levantar mais cedo para isso, levanta. Tem que chegar em casa e voltar para o computador, volta. Falta de tempo nunca foi desculpa para não realizar as coisas.

O objetivo do blog é mostrar a minha caminhada e desafios atuais. Nada aqui deverá ser interpretado como recomendação, certo ou errado. É apenas a minha opinião e forma de fazer e encarar as coisas.

O caminho como investidor foi passo-a-passo. Comecei estudando o tesouro direto quando esse ainda era uma sopa de letrinhas. Estudando mesmo, não perguntei para o AAI em qual papel eu deveria investir. Após o tesouro, um pequeno percentual foi para as ações, tendo uma casa de análise como assessoria (falaremos mais sobre isso futuramente). O percentual alocado em ações foi aumentando e veio o interesse pelo lado negro das opções: compra! Larguei as opções, voltei a focar em ações e fui tentando me aprofundar em análise de empresas.

Comecei a ler vários livros sobre o mercado financeiro. Vários. Estudar e ver como eles se aplicava à mim. O livro que mudou a minha visão de como investir é do autor que batiza o nome desse blog: Peter Lynch. O livro One Up on Wall Street, foi o que me mostrou o que um investidor pessoa física pode fazer que os profissionais do mercado não podem.

O percentual do patrimônio em ações continuou aumentando à medida que eu entendia melhor o que estava fazendo. O interesse por opções veio de novo à tona, e conheci a parte fascinante da venda de opções. Li muito sobre o assunto, pesquisei, fiz cursos (também escreverei sobre isso) e hoje tenho uma renda mensal (porém jamais garantida) proporcionada por essa estratégia.

O Twitter passou a ser fonte de informação e interação com outras pessoas do mercado financeiro. O perfil @plynchado é do autor deste site e posta lá frequentemente sobre seus sucessos, derrotas e aprendizados no mercado.

Espero que o conteúdo postado aqui possa acelerar o seu processo de aprendizado e que eu possa aprender com possíveis leitores que por ventura eu venha a ter.

Como citei o livro do Peter Lynch, segue os links para a versão em inglês e português.

Obrigado pela atenção e boa leitura!