Notas e destaques de Onde os Sonhos Acontecem: Meus 15 anos como CEO da The Walt Disney Company
Iger, Robert
Em Onde Os Sonhos Acontecem, Robert Iger narra a sua trajetória profissional, que o levou a CEO da Disney e os desafios que enfrentou à frente da maior empresa de entretenimento do mundo, sempre focado em sua figura de líder da companhia.

O prefácio já é assustador: Robert conta como teve que lidar com o acidente que ocorreu em um dos parques da Disney, quando uma criança de 2 anos foi morta por um crocodilo. Se não fosse devastador o bastante, a tragédia ocorreu no momento em que ele estava em Shangai para inaugurar um novo parque, que levara 16 anos para ser concluído.
O CEO conta ainda, em detalhes, seu contato e parceria com Steve Jobs em negociação com a Pixar, assim como os bastidores da compra da Marvel, Star Wars e a virada de chave da companhia para o serviço de streaming.
Prólogo
Coragem . A base da admissão de riscos é a coragem e , em negócios em constante mutação e revolução , correr riscos é essencial , a inovação é vital , e a verdadeira inovação ocorre apenas quando as pessoas são corajosas . Isso vale para aquisições , investimentos e alocações de capital , e se aplica em particular a decisões criativas . O medo do fracasso destrói a criatividade .
Líderes devem incentivar a diversidade de opiniões , equilibrando – a com a necessidade de tomar e implementar decisões . A indecisão crônica não só é ineficiente e contraproducente , como também profundamente corrosiva para o moral .
Pessoas que cometem erros sem querer merecem segundas chances , e julgar os outros com muita rigidez provoca medo e ansiedade , o que desencoraja a comunicação e a inovação .
Não significa uma busca pela perfeição a todo custo , mas uma recusa em aceitar a mediocridade ou arranjar desculpas por algo ser “ bom o suficiente ” .
modo como você faz qualquer coisa é o modo como você faz todo o resto .
Parte 1 – Aprendizado
Capítulo 1 – Começando por baixo
Inovar ou morrer , e não há inovação se você agir com medo do novo ou do que ainda não foi experimentado .
A perfeição era resultado de acertar todos os mínimos detalhes .
Encontrar o equilíbrio entre exigir que o seu pessoal tenha um bom desempenho e não lhes incutir o medo do fracasso é um negócio delicado .
Excelência e justiça não precisam ser mutuamente excludentes .
Capítulo 3 – Aprenda o que não sabe (e confie no que faz)
Você precisa ser humilde e não pode fingir ser alguém que não é ou que sabe algo que não sabe . Contudo , você também está em uma posição de liderança e , portanto , não pode deixar que a humildade o impeça de liderar .
Não há nada que inspire menos confiança do que uma pessoa que finge um conhecimento que não possui . A verdadeira autoridade e a verdadeira liderança vêm de saber quem você é e não fingir ser outra coisa .
A empatia é um pré – requisito para o bom gerenciamento da criatividade , e o respeito é fundamental .
Capítulo 4 – Entra a Disney
“ Evite entrar no ramo de óleo para trombone . Você pode se tornar o maior fabricante de óleo para trombone do mundo , mas , no fim das contas , o mundo consome apenas alguns litros de óleo para trombone por ano ! ”
Gerenciar o próprio tempo e respeitar o dos outros é uma das coisas mais importantes que um gerente deve fazer ,
Capítulo 5 – Segundo na fila
Como líder , você deve querer que aqueles que estão ao seu redor estejam ávidos para crescer e assumir maiores responsabilidades , desde que sonhar com o trabalho que desejam não os distraia do trabalho que têm em mãos .
Você não pode deixar a ambição ir muito além da oportunidade .
Todo mundo quer acreditar que é insubstituível . O truque é não se apegar à noção de que você é a única pessoa capaz de fazer aquele trabalho .
Capítulo 6 – Coisas boas podem acontecer
como líder , você não pode transmitir esse pessimismo para as pessoas ao seu redor . Isso arruína o moral . Consome energia e inspiração . As decisões são tomadas a partir de uma postura protetora , defensiva .
O pessimismo leva à paranoia , que leva à atitude defensiva , que leva à aversão ao risco .
O otimismo aciona uma máquina diferente . Especialmente em momentos difíceis , as pessoas que você lidera precisam sentir confiança na sua capacidade de se concentrar no que importa , e não agir a partir de uma posição defensiva e de autopreservação .
O tom definido pelo líder tem um efeito enorme nas pessoas ao redor . Ninguém quer seguir um pessimista
Capítulo 7 – Diz respeito ao futuro
A cultura de uma empresa é moldada por muitas coisas , mas esta é uma das mais importantes : você precisa comunicar as suas prioridades de forma clara e constante .
Se os líderes não articularem claramente as prioridades , as pessoas ao redor não saberão quais são as próprias prioridades .
Continuar criando as mesmas coisas para os mesmos clientes fiéis era estagnação .
Nunca seremos admirados nem conquistaremos o público a menos que primeiro sejamos admirados por nosso próprio pessoal .
É fácil ser otimista quando todos dizem que você é ótimo . É bem mais difícil e muito mais necessário quando seu senso sobre si mesmo está sendo desafiado ,
Parte 2 – Liderando
Capítulo 8 – O poder do respeito
Não deixe seu ego interferir na tomada da melhor decisão possível .
Se você abordar e envolver as pessoas com respeito e empatia , aquilo que parece impossível pode se tornar real .
Capítulo 9 – Disney-Pixar e um novo caminho para o futuro
“ Alguns prós consistentes são mais poderosos do que dezenas de contras ” , argumentou Steve . “ Então , o que devemos fazer a seguir ? ” Outra lição : Steve era ótimo em avaliar todos os lados de uma questão e não permitir que os aspectos negativos ofuscassem os positivos , principalmente para as coisas que ele queria realizar . Essa era uma qualidade poderosa .
“ Não é o crítico que importa . Não é aquele que aponta como o forte tropeça ou onde aquele que faz poderia ter feito melhor . O crédito pertence ao homem que está realmente na arena , cuja face está manchada de poeira , suor e sangue . ”
Capítulo 10 – A Marvel e grandes riscos que fazem todo o sentido
Cerque – se de pessoas que sejam boas além de serem boas no que fazem .
Capítulo 11 – Star Wars
Você deve tentar reconhecer que , quando as apostas em um projeto são muito altas , não é muito vantajoso pressionar ainda mais as pessoas que trabalham nele . Projetar sua ansiedade em sua equipe é contraproducente . É sutil , mas há uma diferença entre demonstrar que você compartilha o estresse deles — que está nessa com eles — e demonstrar que precisa que eles cumpram com a parte deles para aliviar o seu estresse .
Capítulo 12 – Inovar ou morrer
“ Se algo não lhe parecer certo , provavelmente não é certo para você . ”
O Twitter era uma plataforma potencialmente poderosa para nós , mas eu não podia ignorar os desafios que acarretaria . Os desafios e controvérsias eram quase numerosos demais para serem listados , mas incluíam questões de como gerenciar o discurso de ódio e tomar decisões difíceis em relação à liberdade de expressão , o que fazer com contas falsas expelindo “ mensagens ” políticas através de algoritmos para influenciar eleições , além da fúria generalizada e da falta de civilidade que às vezes era evidente na plataforma .
Capítulo 13 – Integridade não tem preço
exigir qualidade e integridade de todos os nossos funcionários e de todos os nossos produtos é fundamental , e não há espaço para segundas chances ou tolerância quando se trata de uma transgressão aberta que desonra a empresa de algum modo .
Na verdade , foi uma decisão fácil . Eu não me perguntei qual seria a repercussão financeira daquilo nem me importei . Em momentos assim , é preciso olhar além das perdas comerciais e ser guiado , mais uma vez , pela simples regra de que não há nada mais importante do que a qualidade e a integridade de seu pessoal e de seu produto . Tudo depende de que esse princípio seja mantido .
Capítulo 14 – Valores fundamentais
De certa forma , acho que esse também é um truque de liderança : manter a consciência de si mesmo quando o mundo lhe diz quão poderoso e importante você é . No momento em que você começa a acreditar demais nisso , no momento em que se olha no espelho e vê um título estampado na testa , você se perdeu .
Apêndice – Lições
Para contar grandes histórias , é necessário ter grandes talentos .
Agora mais do que nunca : inovar ou morrer . Não pode haver inovação se você agir com medo do que é novo .
Falo muito sobre “ a busca incansável pela perfeição ” . Na prática , isso pode significar muitas coisas e é difícil de definir . É mais uma mentalidade do que um conjunto específico de regras . Não se trata de perfeccionismo a todo custo . Trata – se de criar um ambiente em que as pessoas se recusem a aceitar a mediocridade . Trata – se de recuar ante o desejo de dizer que “ bom o bastante ” é bom o bastante .
Assuma a responsabilidade quando errar . No trabalho , na vida , você será mais respeitado e mais digno da confiança das pessoas ao seu redor se reconhecer seus erros . É impossível evitá – los , mas é possível reconhecê – los , aprender com eles e dar o exemplo de que às vezes errar é normal .
Seja decente com as pessoas . Trate todos com justiça e empatia . Isso não significa diminuir as expectativas ou passar a mensagem de que erros são tolerados . Significa criar um ambiente onde as pessoas saibam que você as ouvirá , que você é emocionalmente consistente e imparcial e que elas terão segundas chances se cometerem erros tentando fazer o seu melhor .
Excelência e justiça não precisam ser mutuamente exclusivas . Busque a perfeição , mas esteja sempre ciente da armadilha de se preocupar apenas com o produto e nunca com as pessoas .
verdadeira integridade — um senso de saber quem você é e ser guiado pelo próprio juízo de certo e errado — é uma espécie de arma secreta da liderança . Se você confiar nas próprias intuições e tratar as pessoas com respeito , a empresa passará a representar os valores pelos quais você vive .
Valorize a competência mais do que a experiência e coloque as pessoas em cargos que exijam mais do que elas sabiam serem capazes .
Faça as perguntas necessárias , admita sem desculpas o que não entende e se esforce para aprender o que for necessário o mais rápido possível .
Gerenciamento de criatividade é uma arte , não uma ciência . Ao fazer observações , lembre – se de quanto a pessoa com quem você está falando se dedicou ao projeto e como aquilo é importante para ela .
Não comece com negatividade nem tratando de miudezas . As pessoas costumam se concentrar em detalhes como uma forma de mascarar a falta de ideias claras , coerentes e relevantes . Se você aborda um problema de maneira mesquinha , vai parecer mesquinho .
De todas as lições que aprendi em meu primeiro ano no horário nobre da ABC , a constatação de que a criatividade não é uma ciência foi a mais profunda . Acabei me sentindo confortável com o fracasso — não com a falta de esforço , mas com o fato de que , se você quer inovação , precisa se permitir errar .
Não entre no negócio de jogar com prudência . Esteja no negócio de criar possibilidades para a grandeza .
Não deixe sua ambição atrapalhar uma oportunidade . Ao se fixar em um trabalho ou projeto futuro , você fica impaciente com o lugar onde está . Você não dedica atenção suficiente às responsabilidades que tem e , portanto , a ambição pode se tornar contraproducente . É importante saber como encontrar o equilíbrio — faça bem seu trabalho ; seja paciente ; procure oportunidades para participar , expandir e crescer ; e , com atitude , energia e concentração , torne – se uma das pessoas a quem os chefes acreditam que precisarão recorrer quando surgir uma oportunidade .
Meu ex – chefe Dan Burke certa vez me enviou um bilhete que dizia : “ Evite entrar no ramo de óleo para trombone . Você pode se tornar o maior fabricante de óleo para trombone do mundo , mas , no fim das contas , o mundo consome apenas alguns litros de óleo para trombone por ano ! ” Ele estava me dizendo para não investir em pequenos projetos que minariam meus recursos e os da empresa e não renderiam muito em troca .
Quando as pessoas no topo de uma empresa têm um relacionamento disfuncional , não há como o restante da empresa ser funcional . É como ter pais que brigam o tempo todo . As crianças percebem e começam a refletir a animosidade de volta para os pais e entre si .
Se você não fizer seu trabalho como líder , as pessoas ao seu redor perceberão , e você rapidamente perderá o respeito . É preciso estar atento . Muitas vezes , é necessário participar de reuniões que , se tivesse escolha , você optaria por não participar . É necessário ouvir os problemas das pessoas e ajudá – las a encontrar soluções . Tudo isso faz parte do cargo .
Todo mundo quer acreditar que é indispensável . Você precisa ser lúcido o bastante para não se apegar à ideia de que você é a única pessoa capaz de fazer determinado trabalho . Essencialmente , uma boa liderança não significa ser indispensável ; trata – se de ajudar as outras pessoas a se prepararem para ocupar o seu lugar — garantindo – lhes acesso à sua própria tomada de decisão , identificando as habilidades que precisam desenvolver , ajudando – as a melhorar e , às vezes , sendo honesto sobre o motivo de não estarem prontas para darem o próximo passo .
A reputação de uma empresa é a soma total das ações de seu pessoal e a qualidade de seus produtos . Você precisa exigir integridade do seu pessoal e de seus produtos o tempo todo .
Michael Eisner dizia : “ A microgestão é subestimada . ” Concordo com ele — até certo ponto . Atentar aos detalhes pode demonstrar quanto você se importa . Afinal , o “ grande ” costuma ser um conjunto de coisas muito pequenas . A desvantagem do microgerenciamento é que ele pode ser estupidificante e reforçar a sensação de não confiar nas pessoas que trabalham para você .
Muitas vezes , lideramos com medo e não com coragem , tentando construir a todo custo um baluarte para proteger modelos antigos que não sobreviveriam às mudanças em curso . É difícil olhar para os modelos atuais , às vezes até mesmo para aqueles que são lucrativos no momento , e tomar uma decisão que irá prejudicá – los para enfrentar a mudança que está por vir .
Se vagar pelos corredores dizendo constantemente às pessoas que “ o céu está desabando ” , com o tempo uma sensação de desgraça e melancolia permeará a empresa . Você não pode comunicar pessimismo para as pessoas ao seu redor . Isso arruína o moral . Ninguém quer seguir um pessimista.
O pessimismo leva à paranoia , que leva à atitude defensiva , que leva à aversão ao risco .
O otimismo surge da fé em si mesmo e nas pessoas que trabalham para você . Não se trata de dizer que as coisas estão bem quando não estão nem de transmitir uma fé inata de que “ tudo vai dar certo ” . Trata – se de acreditar em suas habilidades e nas das outras pessoas .
Às vezes , as pessoas evitam grandes mudanças porque argumentam contra algo antes mesmo de tentarem . Os arremessos de longa distância em geral não vão tão longe quanto parece . Com consideração e comprometimento suficientes , as ideias mais ousadas podem ser executadas .
Você precisa comunicar suas prioridades de forma clara e constante . Se não articular claramente o que deve ser feito , as pessoas a seu redor não saberão quais devem ser as próprias prioridades . Tempo , energia e capital são desperdiçados .
Você pode fazer muito pelo moral das pessoas ao seu redor ( e , consequentemente , pelas pessoas ao redor delas ) apenas eliminando as especulações do dia a dia . Muitos trabalhos são complexos e demandam enormes quantidades de concentração e energia , mas esse tipo de mensagem é bem simples : É aqui que queremos chegar . É assim que chegaremos lá .
Os avanços tecnológicos tornarão obsoletos os modelos de negócio mais antigos . Você pode lamentar e tentar , com todas as suas forças , proteger o statu quo , ou pode trabalhar pesado para entender e adotar as mudanças com mais entusiasmo e criatividade do que seus concorrentes .
Destaque (amarelo) – Posição 3740
Preciso tratar do futuro , não do passado .
É fácil ser otimista quando todos estão dizendo que você é ótimo . É muito mais difícil e muito mais necessário quando seu senso sobre si mesmo está em jogo .
No mundo dos negócios , tratar os outros com respeito é uma moeda subvalorizada . Um pouco de respeito abre muitas portas , e sua falta pode sair muito cara .
Deixe uma resposta