Quando um investidor decide iniciar sua jornada no mercado de ações, uma coisa que ele deve definitivamente evitar é altos custos logo nesse começo. Para isso há uma gama de sites e ferramentas que podem ser utilizados de forma gratuita, ainda que com alguma limitação. Vou falar aqui os que eu uso:

Free...Give It All Away And Get More Back -

Trademap

Disponível tanto para versão mobile quanto web, o aplicativo permite cotação em tempo real já em sua versão gratuita. É possível montar carteiras diferentes e há sincronização automática com a CEI, o que lhe permite verificar a rentabilidade da carteira de uma forma bem simples.

Tradingview

Utilizo o Tradingview para análise gráfica, principalmente para ativos negociados no exterior. Há uma infinidade de ativos ao redor do mundo que podem ser consultados gratuitamente, ao contrário de várias plataformas pagas brasileiras que requerem uma assinatura adicional para exibir ativos não negociados na B3. Em sua versão gratuita, permite um número limitado de indicadores, que já são suficientes para a forma que eu opero. Disponível em versão web e mobile.

Investing

Também apresenta cotações em tempo real de ações e bolsas mundiais. É possível criar a sua própria lista de ativos e portfólio. Contém também dados fundamentalistas e financeiros das companhias, inclusive as brasileiras.

Fundamentus

Muito completo para análise fundamentalista. Traz os indicadores mais utilizados, balanço patrimonial e DRE. É possível também puxar os dados históricos, fatos relevantes, dividendos e exibir gráficos, tudo de forma gratuita.

Statusinvest

Bem completo e com ótima experiência ao usuário, oferece indicadores fundamentalistas e a possibilidade de comparar empresas, além de alertar o usuário sobre programas de recompra e bonificação, dentre outras funcionalidades. Assim como o Fundamentus, fornece dados históricos das empresas, balanço e DRE, além do calendário de eventos.

Suno Analítica

Assim como o site Fundamentus e Statusinvest, traz muitas informações fundamentalistas e dados históricos das companhias. Permite montar gráficos para comparar indicadores. A experiência do usuário é ótima.

Opcoes.net.br

Plataforma para opções que, em sua versão gratuita, possui o preço das opções do último fechamento. É possível simular estratégias e montar gráficos para entender melhor o comportamento das gregas e payoff da operação.

A plataforma fornece, ainda na sua versão gratuita, calculadora BS, calculadora de seguro de carteira, dados de volatilidade implícita das opções, dentre outras funcionalidades.

Yahoo Finance

Excelente para consultar ações de qualquer lugar do mundo. Traz um pouco mais de dados do que as plataformas brasileiras citadas acima, mesmo na sua versão totalmente gratuita, além da lista de opções dos papéis analisados.

Marketwatch

Possui a funcionalidade de criação de listas e se você acompanha o blog, é de lá que eu tiro a cotação do pré-market das ADRs. Permite criar listas que ajudam muito na visualização.

E você? Utiliza alguma plataforma que eu não listei? Compartilhe nos comentários!

18 Comentários

  1. Muito bom
    Quando puder verifique o investidor10, tem todas as ferramentas já mencionadas e além disso contam com um simulador se tivesse aplicado Um valor x em uma determinada ação durante um período

Deixe uma resposta