Primeira vez que o Peter ouviu falar sobre opções foi através da Empiricus. Sim, Peter assistiu um vídeo daqueles, leu um texto mostrando a explosão de 1000% de várias opções da série e resolveu assinar.

Peter estava ciente que a maioria das vezes iria perder, mas que quando ganhasse, ganharia muito. Não quero ficar falando de cada operação do Peter aqui, o intuito era mesmo falar sobre como o Peter conheceu as opções. Resumindo, depois de um ano de assinatura, Peter perdeu muito mais do que ganhou. Peter apenas não saiu com um prejuízo monstruoso porque estava comprado em calls do Banco do Brasil na semana que vazou a notícia que Delcídio do Amaral delataria para a lava-jato e dois dias depois aconteceu a condução coercitiva do Lula, que mudou o cenário político do país e fez a bolsa explodir. Peter ficou rico? Não, apenas zerou seus prejuízos e prometeu nunca mais seguir uma recomendação daquelas.

Porém, algumas coisas no Twitter seguiam chamando atenção do Peter. Tinham alguns usuários que comentavam muito sobre a venda de opções, que era exatamente o contrário do que ele fazia. Não demorou muito para Peter ter o seguinte raciocínio: se eu comprava opções indicada por profissionais e perdia dinheiro, quer dizer que quem me vendia é que ganhava toda hora?

Reflexão.

Dois dos principais influenciadores do Peter foram o Clube do Pai Rico e o Lambari . No perfil de cada um deles no Twitter você pode encontrar muitas informações sobre opções.

Pelas postagens dos dois, era possível perceber que usavam estratégias diferentes, porém os dois sempre operando na venda de calls e puts e sempre ganhando dinheiro. Peter fez o curso Ogro de Opções (gratuito na página do Lamba) e devorava o blog do Clube do Pai Rico, porém, as feridas da primeira experiência com opções ainda o mantinha afastado.

Até que o Clube do Pai Rico criou um curso explicando a sua metodologia – o Double Put Double Call (clique aqui para ser direcionado à pagina do curso). Peter viu aí a oportunidade de conhecer melhor esse mundo e começar a rentabilizar sua carteira.

O curso foi feito, Peter começou a colocar em prática, mas não toda a capacidade do método. Começou pequeno (apenas 10% do total das ações que tinha de Itausa) para sentir a experiência de operar utilizando as bases do método.

Depois disso veio o livro Fique Rico Operando Opções, do Lee Lowell. Embora o título apelativo, Peter constatou que foi apenas uma jogada de marketing para chamar compradores. Não que você não pode ficar rico operando opções, mas em momento algum o livro passa estratégias que fará você rico da noite para o dia, diferentemente de quase a totalidade de curso de opções disponíveis por aí.

O conhecimento do Peter aumentava, a confiança também. Peter aumentava aos poucos as suas operações com venda de opções à medida que tudo vinha dando certo. Porém, algo ainda o incomodava: sua carteira de ações tinham pouquíssimos papéis os quais tinham opções disponíveis e quando tinham a liquidez era baixíssima.

Peter começou a pensar como ele faria para rentabilizar aquelas ações as quais ele não vinha conseguindo fazer as vendas de opções. Foi aí que um belo sábado, Peter acordou com tudo na cabeça e conseguiu uma forma, ainda que cheia de ajustes a serem feitos, de rentabilizar aquelas ações. A forma de rentabilização da carteira será disponibilizada em breve neste blog.

Portanto, se quiserem sugestões de como começar a estudar opções, partindo do zero, Peter sugere os materiais abaixo, separando aqueles que são gratuitos e pagos.

Fixe os conceitos em sua cabeça. É extremamente importante para quem começa a estudar opções saber claramente quais os direitos e deveres de quem compra/ vende uma opção, seja ella call ou put.

Gratuitamente (Há um link para lhe encaminhar para as referidas páginas no Twitter e no YouTube)

Blog do Clube do Pai Rico

Blog do Lamba

Mercado de Opções para Iniciantes e Como escolher, como comprar e mais da Bea Aguillar

Conheça o Mercado de OpçõesGustavo Cerbasi

Guia básico de opções – Aprenda a operar opções na bolsa mesmo sendo iniciante – Thiago Nigro

Livros (Há um link para lhe encaminhar para a Amazon)

Fique Rico Operando Opções, Lee Lowell

Opções, Futuros e Outros Derivativos, John C. Hull 

Cursos (Há um link para lhe encaminhar para a página do curso)

Double Put Double Call – Clube do Pai Rico

E você? Como começou a se interessar por opções? Conte ao Peter sua experiência e ajude outros leitores nessa caminhada.

Beijo do Peter!

31 Comentários

  1. Peter, muito impressionante como temos uma experiência idêntica, comecei com opções pensando na explosão 200% e quem sabe 500%! Dai comecei bem pequeno para ver, ate um dia q estava tudo indo bem, iria conseguir os 200% e fui para um exercício e os caras manipularam disparadamente o mercado! Sentei com um amigo q estava na mesma situação e falamos, essa porra eh furada! Dai eu li o livro do Lee umas 10x, pois parecia muito simples para ser verdade, e fiz o Curso do Ze, eram os pingos no is q faltavam! Comecei tb com ITSA, bem magrinha e sempre ganhando mesmo a pouco mas consistente! Hj sou viciado em Vendas de Opções faço praticamente semanalmente nos USA e mensalmente no Brasil! Tem mais de um ano q comecei a operar e estou super satisfeito com os resultados!

    1. Que engraçado, Gustavo. Realmente, a mesma história. Você citou justamente o ponto que eu acredito ser o diferencial quando você vende opções: ganhos constantes, risco moderado (caso saiba o que está fazendo) e é possível replicar a estratégia mensalmente.
      Você está um passo à minha frente, pois estou começando agora a olhar a possibilidade de lançar opções no mercado americano. Obrigado pela sua atenção!

  2. Legal Peter, tenho como mentores os mesmos que os seus. Seguindo seus passos, porém ainda no início. Esse blog será então de grande valia. Acompanharei de perto, sucesso!

  3. Legal. Estou começando nesse mercado. Começando o curso do Clube do Pai rico. E procurando tudo que possa agregar em termos de conhecimento.

  4. Peter, muito legal essa iniciativa. Também comecei com a promessa de dinheiro fácil da Empiricus e me dei mal. Já fis os cursos do Lamba e do Pai Rico e faltava um livro para embasar mais os conhecimentos. Vou seguir a sua dica do Lee Lowel. Seria legal um tópico falando das estratégias de decisão para os pontos de entrada nas opções, onde verificar a volatilidade, análise técnica, etc. Parabéns pelo trabalho!

    1. Oi, Ranieri. Obrigado pelo comentário. Está nos planos mostrar todas as operações feitas em um determinado mês, explicando o racional de cada entrada. Continue acompanhando.

  5. Peter, muito legal sua iniciativa de escrever esse blog. Gostei da narrativa, do formato e da agilidade nas palavras. É engraçado escrever em terceira pessoa, meio como observador mas também como protagonista.
    Parabéns, ganhou um leitor!
    Um abraço!

  6. Peter quando você vai colocar a estratégia para rentabilizar as ações da carteira sem liquidez. Eu acho que vi no Telegram, mais não lembro se era a sua e por acaso não entendi direito. Parabéns pelo Blog

    1. Oi Wladimir! Está nos planos. Eu antecipei um pouco a entrada do blog no ar e ainda não tenho disponível para explicar em muitos detalhes, mas com certeza vou fazer um post completo sobre isso. Estratégia essa que depois da paulada que tomei na crise está sendo ajustada.

  7. Muito bom, sou novo no mercado e ainda estou com receios, mas suas dicas são muito boas, só que fui pesquisar algumas palavras.kkkk, mas parabéns.

  8. Fala Peter! Bem vindo à Finansfera!!!

    Quem não arriscou algo em opções sem conhecimento e achando que ia ficar rico logo logo que atire a primeira pedra né.

    Assim como em tudo, é necessário bastante conhecimento pra ter sucesso. Como opções é o canto da sereia dos ganhos, muitas pessoas entram sem conhecimento. Já operei bastante opções e comecei em 2007, logo após veio a crise de 2008 e aí já pode imaginar o que aconteceu né.

    Abraço e vida longa ao blog.

    1. Opa! Que honra, pois leio o seu blog!
      Infelizmente, a questão de operar opções esperando ficar rico no curtíssimo prazo é a forma de divulgação, pois vende. A ideia é dar conhecimento para que as pessoas ao menos possam conhecer a possibilidade de montar estratégias com opções, que também permite ganhos, ao invés de ficar comprando pozinho por aí.

  9. Que bacana Peter! Estou inseguro em começar a trabalhar com opções, mesmo tendo na carteira muitas ações que tem as opções com liquidez (Petro, Itub, BBDC…)..Vou olhar com atenção o conteúdo sugerido. Grato pela disponibilidade.

  10. Lendo o seu texto me deparei com várias similaridades (Empiricus, curso do Lambari, blog do Zé). E, recentemente, comecei a pensar em rentabilizar a carteira via venda de opções (algo que ainda não fiz, mas penso em começar). Muito bom ler o blog e constatar similaridades nos caminhos. Grande abraço !

  11. Peter, muito legal voce compartilhar sua história nesse mercado, e a gente acaba vendo que muitos tem algo em comum… Eu comecei, depois de muito buscar uma segunda fonte de renda.. primeiro foi com a renda fixa, depois e depois os FIIs, passou algum tempo e vi um post no ClubedoPaiRico, sobre renda fixa com opções. e como ele comprou um carro sem dinheiro, depois de reler umas duzentas vezes esses textos, e depois de comprar o livro do Bastter e do Lee também, resolvi entrar no mercado..Se passaram 2 anos até começar… e a partir daí opções se tornaram minha maior renda.. então fiz o curso do Clube do PaiRico e comecei a usar o método dele. E até hoje sigo nesse caminho. Gosto muito dos seus conteúdos e aguardo as publicações do seu método.. Sucesso!

Deixe uma resposta